Quantcast
Channel: Gente Boa - O Globo
Viewing all 4629 articles
Browse latest View live

Religião e machismo devem tirar música de repertório de Riachão

$
0
0

Riachão

Aos 95 anos (não parece), o compositor baiano Riachão vai fazer quatro shows no Rio, de quinta a domingo, e não deve cantar um de seus grandes sucessos, “Vá morar com o diabo”, gravado por Cássia Eller em 2001. É aquele do “A nega lá em casa/ Não quer trabalhar/ Se a panela tá suja/ Ela não quer lavar (...) Ela quer me ver bem mal/ Vá morar com o diabo/

Que é imortal”. Riachão tirou a música de seu repertório e fez um mea culpa: para ele, a letra que compôs é “bastante desrespeitosa” com as mulheres.

Aliás e a propósito

Isso sem falar na religião: Riachão é evangélico e não quer mais falar em Diabo.


Violência tira Santa Teresa da rota do turismo na cidade

$
0
0

Santa Teresa

A violência em Santa Teresa fez com que alguns guias tomassem a decisão de não levar mais turistas ao bairro — um dos destinos preferidos dos europeus que vêm ao Rio. “Por dever de ofício tenho que protegê-los, então eu me nego a ir até lá”, diz a chilena Ester Galleguillos, que há 20 anos trabalha como guia no Brasil. “Profissional bom é aquele que cuida da segurança do turista, por isso, muitos se negam a arriscar um passeio em Santa Teresa”, concorda Mauro Rubinstein, do Sindicato dos Guias do Rio.

Nelson Freire deve participar de festival, com concertos de Mozart e Beethoven

$
0
0

Nelson Freire

Depois do sucesso do concerto de Nelson Freire no Teatro Municipal, este mês, o diretor artístico André Heller-Lopes e o pianista começaram a conversar sobre um sonho (que pode virar realidade) para 2018: um festival com Nelson, em cinco récitas, com concertos de Mozart, Beethoven, Chopin, Schumann, Brahms, Rachmaninoff e Villa-Lobos.

Biografia de Clementina de Jesus: um sucesso inesperado

$
0
0

Clementina de Jesus

Lançada em fevereiro, “Quelé, a voz da cor”, biografia de Clementina de Jesus, teve esgotada a sua primeira edição, de 4,5 mil livros. Uma nova leva acaba de chegar às livrarias, neste mês em que se completam 30 anos de sua morte. “Jamais imaginaria esse sucesso. Foi um trabalho feito por amor à memória dela”, diz Janaína Marquesini, autora do livro, com Felipe Castro, Luana Costa e Raquel Munhoz.

Prestes a estrear como protagonista de filme, Jesuíta Barbosa conta os bastidores do convite

$
0
0

Jesuíta Barbosa

Jesuíta Barbosa vai viver o seu primeiro protagonista no cinema, em “Malasartes”, filme escrito e dirigido por Paulo Morelli. Mas, para isso, foi preciso um empurrãozinho. “Achava muita responsabilidade fazer um caipira do Sudeste, porque o meu interior é outro”.

“Quando li o roteiro, propus interpretar o Zé Candinho, um clown branco que faz escada para o protagonista. Mas depois o Paulo conseguiu mudar o rumo da minha decisão”, continua. O ator acabou misturando tudo o que tinha de referência para dar vida ao seu Malasartes, que estreia nos cinemas quinta-feira. Jesuíta não confirma, mas também não descarta que, talvez, tenha sugerido fazer o Zé Candinho pela experiência que teve com exercícios de clown, em Fortaleza.

“Fiz palhaço com o Cláudio Ivo, um mestre de lá. Gosto desse trabalho porque mostra a tua parte ridícula, que as pessoas têm receio de colocar para fora. É uma terapia”. Sobre a situação da cultura no país, ele é direto: “Tá uma merda. Esse presidente não está se importando e traz pessoas que não têm nada a ver com a pasta. Mas arte é resistência”.

Guida Vianna comemora 40 anos de carreira com papel dramático no teatro

$
0
0

Guida Vianna

No ar como a avó maluquete e engraçada das quatro crianças de “Valentins” (série infantil do Gloob escrita por Cláudia Abreu e Flávia Lins e Silva), Guida Vianna vai interpretar, no teatro, o papel que foi de Meryl Streep no filme “Álbum de família”, de 2013. Será em “Agosto”, primeira montagem da peça de Tracy Letts, um dos mais importantes autores do teatro contemporâneo americano, no Brasil.

Guida vive Violet, mãe de Barbara, personagem de Letícia Isnard, que foi de Julia Roberts no longa. Além de grande elenco, as duas ainda têm a companhia de Lorena Comparato, que interpreta uma adolescente vegetariana e cinéfila, que se mete em confusão ao ser flagrada fumando um baseado com o noivo da tia. A direção é de André Paes Leme.

O projeto marca os 40 anos de carreira de Guida. Mestra querida de uma turma de atores formados no Tablado e bastante conhecida pelos personagens cômicos, ela agora vai mergulhar em em um papel dramático nessa história sobre conflitos familiares.

Tulio Maravilha vira comentarista de futebol em programa de TV

$
0
0

Tulio Maravilha

Tulio Maravilha, o ex-craque do Botafogo que passou por uma rápida experiência como ator pornô, vai entrar para o time de comentaristas do programa “Donos da bola”, na Band, apresentado por Neto. 

Atriz quer ser Regina Duarte em montagem teatral

$
0
0

Paula Goja

A atriz Paula Goja escreveu uma peça brincando com as dificuldades da profissão, como a angústia de quem não consegue exercer a carreira que escolheu e a ansiedade da espera por uma oportunidade. “Quero ser Regina” tem como fio condutor a atriz Regina Duarte e seus papéis marcantes na TV. “A televisão é considerada uma vitrine. Mas é um meio competitivo e conquistar espaço não é fácil nem para quem acumula anos de experiência nos palcos”, reflete. “O que é ter sucesso? Uma atriz só pode ter sucesso quando está na TV?”. A estreia é nesta quinta-feira, no Teatro Glauce Rocha.


Depois de Incêndio no Velódromo, Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística terá que mudar de lugar

$
0
0

Velódromo do Parque Olímpico do Rio

O incêndio que destruiu parte do Velódromo do Parque Olímpico do Rio acabou com o sonho dos atletas que vão participar do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística (Especialistas). Marcada para acontecer em outubro no espaço — utilizado apenas uma vez desde o término da Olimpíada e com custo anual de manutenção de R$ 11 milhões —, a disputa terá de mudar de lugar.

Aliás e a propósito

“É triste, os atletas estavam animados em competir naquela estrutura linda, com ar-condicionado e som perfeitos. Pena que foi tão pouco utilizada”, lamenta Bruno Chateaubriand, presidente da Federação de Ginástica do Rio. Ele se reúne hoje com o Ministério dos Esportes e a prefeitura para avaliar possíveis sedes para o  campeonato. 

Roberto Menescal vai comemorar 80 anos do jeito que gosta: no palco

$
0
0

Roberto Menescal, Tony Bennett e Chico Feitosa

Roberto Menescal completa 80 anos em outubro e tem muita história para contar — como a paixão de Tony Bennett pela bossa nova (na foto ele aparece ao fundo, novinho, com Menescal e Chico Feitosa em primeiro plano). “A gente não sabia tocar samba, então saiu isso”, brinca ele, sobre os primórdios do gênero musical.

Sabe o barquinho, aquele da canção famosa? Pois é, ele não navegava em Copacabana, mas no mar de Cabo Frio, onde Menescal gostava de pescar e se inspirou para compor a música.

Parte das comemorações pelas quatro décadas do compositor serão as apresentações nos CCBBs de Brasília, São Paulo e Rio, a partir de setembro, com Ivan Lins, Leila Pinheiro, Fernanda Takai, Marcos Valle, Zélia Duncan, entre outros. Os shows significam a criação de 130 arranjos novos.

Claude Troisgros vai estrear no teatro ao lado de Paulo Tiefenthaler

$
0
0

Claude Troisgros

Claude Troisgros vai estrear no teatro. Ele, que comanda um programa de TV há 10 anos e fez participações no cinema, dividirá as panelas e o microfone com o ator Paulo Tiefenthaler no espetáculo “Fome, o musical”, quarta, no Teatro Poeira. “Quando Paulo me convidou, aceitei na hora. Sou fã do trabalho dele desde o ‘Larica total’”, diz Claude, referindo-se ao antigo programa apresentado por Paulo na TV.

Operadora é condenada a indenizar usuária do Facebook que teve seu nome trocado por 'Judas escariotes'

$
0
0

Logomarcas da Oi e da Telemar

A Telemar/Oi terá que pagar indenização por danos morais no valor de R$ 3 mil a uma mulher que ficou sem acesso ao seu email e Facebook. De acordo com o processo, o então companheiro de Fabiana G. invadiu seu perfil e mudou as senhas. O homem, chamado Jair, trocou o nome de Fabiana para “Judas Escariotes”, além de postar mensagens ofensivas. Ela entrou em contato com a empresa para liberar seu acesso, mas não conseguiu. A decisão é da 26ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Time de futebol gay do Rio vence campeonato da diversidade

$
0
0

BeesCats Soccer Boys

O BeesCats Soccer Boys, time gay do Rio, foi o vencedor da Taça Hornet de Futebol da Diversidade. Oito equipes de São Paulo, Rio e Paraná disputaram o campeonato na capital paulista, no sábado. O time carioca levou a medalha de ouro depois de vencer a final por 4x1 contra os paulistas do Futeboys, que conquistaram a prata. Flávio Amaral, do Beescats, foi o artilheiro do campeonato com 7 gols em 5 jogos. 

Walter Carvalho e sobrinha-neta de Francisco Brennand participam de homenagem ao artista

$
0
0

Marianna Brennand

Sobrinha-neta do pintor, escultor e ceramista Francisco Brennand, Marianna Brennand exibiu seu documentário sobre a trajetória do artista, dias atrás, no Sesc de Paraty, numa programação paralela à Flip. A sessão foi seguida de bate-papo com Walter Carvalho, diretor de fotografia do filme, e Alexei Bueno, autor do prefácio da caixa de quatro volumes com os diários escritos pelo pernambucano desde 1949. “Foi emocionante rever o filme dentro do contexto perfeito para a sessão, com tanto conteúdo envolvendo a obra do Brennand”, contou Marianna, que teve a amiga Mariana Ximenes na plateia. Com 90 anos recém-completados, o artista também foi homenageado na mostra “Um espetáculo fascinante e bárbaro”, com 34 obras suas. 

Roberta Sá faz sessão privê do filme do namorado, Bruno Kott

$
0
0

Roberta Sá e Bruno Kott

Juntos há nove meses, a cantora Roberta Sá e o ator, diretor e roteirista Bruno Kott organizaram uma sessão privê do filme “El Mate”, primeiro longa dele, que levou o Kikito de melhor ator coadjuvante no último Festival de Gramado. O filme, uma comédia de erros divertida, estreia nos cinemas dia 17 e agradou a quem o assistiu ali, na casa da mãe de Roberta, no Leblon.

“Tem uma certa semelhança com a produção cinematográfica feita na Argentina”, dizia Simone Zuccolotto, crítica de cinema, fazendo coro com Paulo Mendonça, diretor do Canal Brasil. “Um filme como esse prova que, com um ótimo roteiro, é possível fazer um longa de qualidade e baixíssimo orçamento”.


Cantoras testam repertório de novos discos em show

$
0
0

Duda Brack e Daíra

As cantoras Duda Brack e Daíra apresentaram, dias atrás, o show “Dudaíra”, no Ganjah, no Centro — e pela animação do público, a dobradinha deu certo. “Ainda temos muito que pesquisar, mas já é um laboratório para nossos próximos trabalhos”, disse Duda. Assim como sua parceira, ela participa de um “disco homenagem”. “Daíra acabou de lançar o ‘Amar e mudar as coisas’, que revisita as músicas do Belchior, e eu com o Charles Gavin, vamos lançar o ‘Primavera nos dentes’, com canções do Secos e Molhados”. “O meu CD do Belchior começou a ser produzido no ano passado, mas ficou pronto só agora e, com a morte do compositor, deixou de ser uma revisita a um poeta esquecido, mas vivo, e ganhou uma importância de tributo”, completou Daíra.

Produtor de eventos abre boate com decoração kitsch, em Ipanema

$
0
0

Marcio Lima

A primeira festa que Marcio Lima produziu foi a “Action Party”, há 15 anos, na extinta People. Era voltada para o público hétero, como todos os eventos de que participava. O trabalho como produtor das festas de Preta Gil, entretanto, representou uma mudança de percurso. “O perfil do meu público mudou completamente”, conta ele, que passou a assinar algumas das noites LGBTs mais concorridas do Rio como “Boho”, “MUG” e “Infame”. No dia 1º de setembro, ele estreia como empresário, quando inaugura o clube Kitschnet, na Lapa. “Batizei com o nome da festa que fiz de 2009 a 2011 na Boox, em Ipanema, em que colocava famosos para tocar”.

Ministro da Cultura planeja transferir acervo do Museu do Folclore: 'espaço acanhado'

$
0
0

Sede do Automóvel Club

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, pediu ao prefeito Crivella a cessão do prédio do Automóvel Club, na Rua do Passeio, para onde seria transferido o Museu do Folclore. O acervo atualmente fica num prédio anexo ao Museu da República. “É um espaço acanhado para a coleção de arte popular que é uma das mais importantes da América Latina”, diz o ministro. Segundo Leitão, o prefeito “viu com bons olhos” a ideia da cessão.

Segue a história

O projeto executivo para a reforma do prédio está pronto, à espera da canetada de Crivella. O museu faria parte de um corredor cultural formado pelo Odeon, Teatro Riachuelo, Livraria Cultura, Escola de música da UFRJ e Sala Cecília Meirelles.

Juliana Paes fala sobre sexo no casamento: 'Ás vezes eu só pego no tranco'

$
0
0

Juliana Paes

Aos 38 anos, Juliana Paes brilha como Bibi Poderosa, a mulher de bandido que entra para o crime em “A força do querer”. Apesar das críticas a uma possível glamourização do tráfico, é o papel de maior repercussão popular da sua vida, depois de 23 sucessos na TV e nove aparições no cinema. “A Bibi é uma personagem complexa. É compulsiva, doentia, sofre da patologia de ser necessária para o homem dela”, diz Juliana à “GQ” deste mês. Ela também fala sobre a vida sexual num casamento de 13 anos e dois filhos: “Às vezes só pego no tranco. Eu gosto do jogo erótico, não necessariamente sexual. Será que homem entende isso?”. A atriz diz também que cria seus filhos Pedro e Antônio, de seis e três anos, respectivamente, sem preconceitos machistas. “Eles podem chorar, podem escolher roupas cor de rosa e podem rebolar”.

Homenagem a Temer é criticada por tatuadora: 'É tosquíssima'

$
0
0

Wladimir Costa

Seja de henna ou definitiva, o fato é que a tatuagem do deputado federal Wladimir Costaé “mal feita e artisticamente tosca”. É o que diz a ilustradora Tina Lucente, dona de um estúdio em Ipanema. “O estilo é preto e cinza, com caligrafia chicana. Mas é uma imitação tosquíssima de tudo o que citei”, diz ela. Tina conversou com Maria Fortuna.

Além dos borrões, a bandeira do Brasil tem menos estrelas, que estão distribuídas de outra maneira...

O número menor de estrelas pode ser por falta de espaço, mas também é provável que ele nem saiba o significado delas. Tenho 90% de certeza que é de henna, dá para ver pelos borrões. Mesmo assim, não vai sair do braço dele antes de um mês. E se pegar muito sol, o dono da tatuagem pode ficar com o nome do Temer e a bandeira errada para o resto da vida.

Essa moda pega?

Essa homenagem política é moda americana, mas já faz parte da cultura brasileira. A tatuagem é um símbolo de pertencimento de um grupo. Hoje, é também de ostentação. Já vi tatuagem de apologia ao nazismo, chileno com o rosto de Pinochet, e um espanhol com uma do Franco. De arrepiar. 

Viewing all 4629 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>